A agricultura de precisão (AP) é um conceito de gestão agrícola baseado na observação, medição e resposta à variabilidade climáticas e de qualidade de manejo nas culturas. A AP também é por vezes referida como agricultura digital.
A agricultura de precisão usa soluções tecnológicas, software e hardware para garantir que as culturas e o solo recebam exatamente o que precisam para se ter um bom desenvolvimento e uma produtividade de qualidade, além de permitir que os tomadores de decisões tomem ações baseadas em dados, como por exemplo fazer uma aplicação de inseticida apenas em talhões que de fato possuem uma pressão de pragas que esteja comprometendo a produtividade da cultura no estágio vegetativo que ela se encontra.
Como funciona a agricultura de precisão?
Para realizar esse trabalho, a agricultura de precisão depende de equipamentos especializados, software, aplicativos e serviços de TI. Isso inclui o acesso a dados em tempo real sobre as condições das culturas, do solo e do ar ambiente, juntamente com outras informações relevantes, como previsões meteorológicas, custos de mão de obra e disponibilidade de equipamentos.
Os dados em tempo real são coletados por meio de sensores nos campos que medem o teor de umidade e a temperatura do solo e do ar, satélites e drones também podem fornecer aos agricultores imagens em tempo real do estado atual da cultura.
Quais são os benefícios da agricultura de precisão?
Após a coleta dos dados, o software de análise preditiva usa as informações coletadas para fornecer aos agricultores orientações sobre rotação de culturas, épocas ideais de plantio, períodos de colheita e manejo do solo.
Os centros de controle agrícola podem integrar dados de sensores e imagens com outras informações para proporcionar aos agricultores a capacidade de identificar campos que necessitam de tratamento e determinar a quantidade ideal de água, fertilizantes e pesticidas a serem aplicados.
Isso ajuda o agricultor a evitar o desperdício de recursos e prevenir o escoamento superficial, garantindo que o solo tenha exatamente a quantidade certa de aditivos para uma saúde ótima, ao mesmo tempo em que reduz custos e controla o impacto ambiental da fazenda.
Quais são os casos de uso da agricultura de precisão?
No passado, a agricultura de precisão era limitada a operações maiores que podiam suportar a infraestrutura de TI e outros recursos tecnológicos necessários para implementar completamente e se beneficiar das vantagens da agricultura de precisão.
Hoje, no entanto, aplicativos móveis, sensores inteligentes, drones e computação em nuvem tornam a agricultura de precisão possível para cooperativas agrícolas e até mesmo pequenas fazendas familiares.
Algumas das aplicações mais populares da agricultura de precisão atualmente incluem:
- Mapeamento agrícola e inspeção de campo. Drones equipados com câmeras podem criar mapas de alta resolução dos campos. Esses dados podem identificar áreas problemáticas, acompanhar culturas e avaliar o potencial de rendimento, também é possível gerar mapas de taxa variável com base nas imagens para uma aplicação localizada por exemplo.
- Amostragem e análise do solo. Aplicativos móveis podem coletar dados sobre tipo de solo, fertilidade, teor de umidade e mais, essa informações georeferenciadas ajudam ao produtor ao longo do tempo a entender quais áreas precisam de mais ou menos nutrientes.
- Monitoramento do clima. Dados meteorológicos podem ajudar os usuários a decidir quando plantar, se janela de aplicação é ideal considerando fatores de deriva e vento ou também entender quanto de água é necessário para cultura atingir o seu máximo potencial de rendimento
- Gestão de mão de obra. Aplicativos móveis habilitados para GPS podem rastrear a localização e atividade dos trabalhadores/equipamentos no campo. Esses dados podem otimizar fluxos de trabalho e garantir que as tarefas sejam concluídas de forma eficiente como por exemplo velocidade de aplicação ou plantio.
- Gestão de equipamentos. Os equipamentos agrícolas são caros, e a agricultura de precisão pode ajudar os agricultores a acompanhar seus equipamentos, programar manutenções e planejar reparos, alguns grupos com o uso de inteligência artificial e dados históricos sabem que uma pulverizador X após Y horas de trabalho pode dar problema nos bicos injetores, logo eles ja planejam uma manutenção preventiva.

Existem desafios envolvidos na agricultura de precisão?
A agricultura de precisão possui muitos desafios. Um dos maiores desafios atualmente é a gestão de dados. O enorme volume de dados coletados pelos sensores, equipamentos e imagens da agricultura de precisão pode ser muito grande, e é desafio conseguir extrair informações de qualidade para o tomador de decisão.
Outro desafio é a integração de todas as diferentes fontes de dados. Há muitos conjuntos de dados diferentes envolvidos na agricultura existem dados de maquinário, dados de satélites, dados de monitoramento de campo relacionado a pragas, dados climáticos e criar dashboards analíticos e gerenciais é uma tarefa complexa para fazer dentro da fazenda, mas muitas dessas informações hoje já podem ser facilmente consumidas em soluções como o Farmbox.
Por fim, é importante ressaltar que para se trabalhar com agricultura de precisão era necessário muito dinheiro, mas atualmente é possível iniciar a ter mais controle e tomar decisões baseadas em dados por um custo mais acessível e com o aumento de receita/produtividade seja economizando insumos ou produzindo mais a sua operação pode ser incrementada.
Apesar desses desafios, a agricultura de precisão está se tornando cada vez mais popular à medida que os agricultores se esforçam para otimizar a eficiência e o retorno de suas culturas.